A Calçada Portuguesa – armadilha mortal vs. cultura perdida

Numa altura em que fazemos bonitos concursos das maravilhas de portugal, patrocinados pela TVI e pelo Tony Carreira, numa altura em que nos juntamos para que o Fado seja eleito património mundial, esquecemo-nos de, incialmente, preservarmos estas nossas maravilhas. É o caso da calçada portuguesa.
Única no mundo, mas esquecida. Poderia estar a dar emprego a muita gente, mas ao invés, vamos matando esta obra de arte que é tão nossa. Quantos de nós já não tropeçámos numa calçada mal executada?
Isto acontece porque não se contratam os profissionais desta arte. Hoje, abre-se a rua para fazer passar os canos da água, amanhã, para o esgoto e depois ainda para a televisão por cabo. E quem volta a colocar a calçada é sempre alguém sem qualquer preparação que faz os belos serviços que vemos por aí. Falta de profissionalismo dos intervinientes, falta de zelo das autarquias. Estas, pecam, pois deveriam ser as primeiras a exigir a correcta reparação da calçada portuguesa com profissionais decentes. Mas não. Não se ralam e deixam os buracos, os altos e os baixos, surgirem. Não se deixa o terreno assentar, não se escolhe devidamente a pedra e o seu tamanho, não se proibe a circulação e o abuso dos veiculos sob a mesma, basicamente, não se cuida da nossa herança cultural. E pior que isso, os exemplos das calçadas que temos, causam problemas aos demais traseuntes, desde quedas, tropeções, pés torcidos.
Depois de termos todos andado a brincar às maravilhas portuguesas, com grandes espectáculos, para quando o devido cuidado para com a nossa calçada portuguesa? Ou então… simplesmente substituam-na nos locais que achem mais conveniente, pois senão, facilmente deixamos a nossa arte transformar-se em armadilha!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s